Médio

Médio

Metodologia

“O que o nosso mundo mais necessita agora é o tipo de educação que promova o amor pela humanidade e desenvolva o caráter, que fornece uma base intelectual para a realização da paz e capacita os alunos a contribuir para edificar uma sociedade melhor”.  

Daisaku Ikeda, 89 anos, pacifista, fundador do Colégio Soka

Nossa proposta pedagógica fundamenta-se nos princípios da educação humanística Soka, que valoriza a vida e o potencial de cada pessoa como possuidora de grandes valores humanísticos capazes de promover o bem estar de si mesmo e da sociedade.

A essência da proposta pedagógica Soka busca o desenvolvimento integral e o bem estar de cada aluno, por meio dos seguintes objetivos:

1. Formar cidadãos globais, comprometidos com a causa da paz, cultura, educação, meio ambiente e direitos humanos, que possam contribuir ativamente no desenvolvimento e sustentabilidade da comunidade local e internacional;

2. Fomentar o aprendizado, a criatividade e potenciais inatos dos estudantes e de toda a comunidade escolar para criar soluções inovadoras e impacto positivo nas suas vidas e no seu entorno;

3. Proporcionar um ambiente educacional que estimula o bom senso, a sabedoria e a esperança, cultivando uma sociedade humana, ética e próspera;

4. Promover a interação mútua e ampliar as relações sociais, respeitando as diversidades e incentivando as amizades, diálogos e intercâmbio entre diferentes culturas.

PROGRAMA INTERNACIONAL

O International Baccalaureate, ou simplesmente IB, é uma instituição educacional fundada em 1968 com sede em Genebra, na Suíça. É uma organização não governamental com status consultivo perante a UNESCO, guiada por sua missão maior de formar cidadãos do mundo por meio da educação. Trata-se de uma qualificação educacional reconhecida internacionalmente, criada com a intenção de simplificar a transição para o ensino superior em uma universidade internacional.

Ser uma escola IB significa ser reconhecida internacionalmente como uma escola de altíssimo padrão, que prepara seus estudantes para o sucesso nos principais exames nacionais (ENEM e Vestibulares), além de tornar possível o ingresso dos seus alunos nas melhores universidades do mundo. Ao se tornar uma escola IB, o Colégio Soka do Brasil proporcionará aos seus alunos, como também para alunos do exterior, uma maior flexibilidade caso eles precisem transitar de um país a outro durante seu período de formação.

Atualmente, o Colégio Soka do Brasil é uma escola “candidata” a oferecer o programa IB para Ensino Médio (International Baccalaurate Diploma Programme – IBDP), ainda na fase de implementação e autorização. Previsão de autorização para essa certificação a partir do segundo semestre de 2018.

 

Leia também:

Instalações
Disciplinas