Quem Somos

Quem Somos

Nossos princípios

Princípios

Idealizada pelos educadores Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda no pós-guerra do Japão, a Educação Soka é hoje marca que chancela empreendimentos educacionais pelo mundo. Da Educação Infantil às conceituadas Universidades Soka, do Japão e da América, tem como missão proporcionar uma educação humanística capaz de despertar potencialidades que contribuam para a paz global.

O Colégio Soka do Brasil iniciou suas atividades em 2001 e, em 2017, inaugurou sua sede própria, projetando-se como uma instituição que se orgulha de ter em suas raízes, três direcionamentos preciosos estabelecidos diretamente por seu fundador, Daisaku Ikeda: bom senso, sabedoria e esperança.

Diretrizes e missão social

Em 26 de janeiro de 2019, o fundador dedicou as seguintes diretrizes para o Colégio Soka do Brasil:

“Criem cidadãos de Bom senso e rico caráter para a consolidação de uma sociedade justa e humana”.

“Criem cidadãos de Sabedoria que contribuam para o desenvolvimento e sustentabilidade da comunidade local e internacional”.

“Criem cidadãos que sejam o alvorecer da Esperança que despertam em si e no outro o desejo pela paz, fortalecendo os laços de amizade sem fronteiras”.

Também no mesmo dia, o fundador denominou nossa missão social:

“Colégio Soka do Brasil, baluarte da educação humanística que desperta o potencial de criação de valores em cada indivíduo”.

Valores Soka

Na tradução, Soka significa “Valor humano” e pronuncia-se com a sílaba “o” fechada, como se tivesse um acento circunflexo. Criar valor para si e ser capaz de gerar valor a partir de si próprio, em benefício da coletividade, enobrece uma vida estudantil.

Os principais valores que defendemos são:

- Criação de Valores

- Cultura de Paz

- Direitos Humanos

- Coexistência com a Natureza

- Estudo de Línguas Estrangeiras

- Leituras Diversas

- Intercâmbio

- Diálogo

Em suma, uma Educação para criar valores de ação criativa pela paz.

Numa sociedade carente de valores humanísticos, temos orgulho de manter acesa essa nossa missão educacional, fortalecida pela relação de carinho e união com nossos ex-alunos que, cada qual em seu campo de atuação, no Brasil e no mundo, nos dão a certeza de estarmos contribuindo na criação de talentos, valores humanos para a sociedade e orgulho de seus pais e familiares.

Acreditamos, dessa forma, na educação para criar valores e nas ações criativas em prol da paz. Por conta disso, o Colégio Soka abre suas portas para a cidadania global em uma atuação centrada nos estudantes, dedicada ao bem-estar das pessoas comuns e ao progresso de nossa sociedade.